quinta-feira, 5 de maio de 2016

PAAARA TUDOOO!!! Começou a Queima 2016!!

Pronto! Já to eu aqui descumprindo a promessa... Não durou nem um dia.

Mas é por uma boa causa. Eu não tinha me tocado que hoje começa a Queima das Fitas 2016 em Coimbra!!! Siiiiiiimmm!!!! É hojeeeeee!!!

Quem me lembrou foi Rodrigo com essa foto:

Fiquei chocada com duas coisas: tá chovendo hoje em Coimbra e só tem isso de estudantes esperando?? Não me lembro de passar um dia de Serenata Monumental com chuva. Ano passado fez um sol lindo! 

Não sei que horas ele fez essa foto, mas pela hora da publicação deve ter sido por volta de 10h ou 11h (né, Rodrigão?). Já era hora de ter uns cinquenta guerreiros corajosos pedindo pizza pra passar o dia INTEIRO aí na frente da Sé Velha esperando a serenata que começa a meia-noite. Pena que a chuva atrapalhou... o povo não é tão guerreiro assim... rs 

Manhã de quinta-feira de Serenata na Queima 2011 em frente à escadaria frontal da Sé Velha. É disso que eu to falando.

Um pouco de história...

Vamos lá, que eu explico melhor. A Queima das Fitas de Coimbra é a maior e mais tradicional festa acadêmica do país. Durante 10 dias a cidade pára todos os anos para celebrar essa tradição, que, infelizmente, tem perdido ou desvalorizado algumas de suas práticas mais legais. É uma comemoração do percurso acadêmico, ou a festa dos finalistas. Tradicionalmente os estudantes usavam fitas com as cores correspondentes aos seus cursos, para identifica-los, já que todos usavam capa e batina (conhecido como traje acadêmico e usado até hoje, mas não diariamente). Então para comemorar o final do curso os estudantes simbolicamente queimavam suas fitas em um caldeirão. Esse ritual ainda acontece, mas foi incorporado a uma série de outros eventos que compõe essa festa atualmente, que não varia muito de ano pra ano.

Mas por que em maio, se o ano letivo termina em junho/julho? Porque quando essa celebração tomou a forma que tem hoje os exames finais se realizavam em maio, e essa tradição da data se manteve. Eu, particularmente, acho ótimo, porque maio é o mês mais bonito do ano. ;)

A abertura da Queima se dá com a Serenata Monumental, que começa pontualmente à meia-noite da primeira sexta-feira do mês de maio todos os anos. Realizada pelo Grupo de Fados da Universidade de Coimbra, a serenata dura uma hora e nela os estudantes (homens) apresentam fados e baladas típicos de Coimbra. Muitos deles com tema de despedida, homenageando aos que irão deixar a cidade (ai meu coração... não gosto nem de lembrar...).

Mas por que as pessoas chegam lá de manhã? Porque querem assistir a serenata sentados na escadaria frontal da Sé Velha, a frente do grupo de fados. É uma gesto importante para alguns finalistas, mas eu não cheguei a esse ponto. Até porque eu morava de frente pra Sé e podia escapar disso:


 A escadaria frontal da Sé Velha é essa a esquerda, de frente para as pessoas


Lateral da igreja, de onde já não se enxerga o grupo e mal se ouve o fado. E eu confortável no meu terraço acompanhando tudo.

Não, não é o Galo da Madrugada ou as manifestações em Brasília. São milhares de estudantes de Coimbra reunidos para dar início a mais uma Queima das Fitas. Por volta das 20h já fica difícil caminhar por ali. Meia-noite você não chega nem perto do Largo da Sé Velha. E todos ficam por uma hora, até terminar a serenata. Em sinal de respeito deve-se fazer silêncio, mas infelizmente alguns não entendem essa parte e atrapalham esse momento tão emocionante de outros. 

Ano passado foi assim, no camarote do Luci.

Ao final da serenata canta-se o grito acadêmico, do qual falarei em outro post, porque tem história... Depois segue-se a primeira noite de convívios e festas. E só os fortes aguentam até o final.

Bem-vindo à Queima das Fitas de Coimbra 2016!!! Está só começando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário