terça-feira, 9 de junho de 2015

Curiosidades da Croácia

Já falei que a Croácia é incrível? E que lá tem fatos bem curiosos? Então me permitam repetir, porque esse país me surpreendeu de verdade e eu quero muito voltar pra descobrir mais coisinhas legais. Enquanto isso vou listar aqui algumas curiosidades que percebi nessa breve visita.


Riva, Split

- Não tem polícia na rua. Então a pessoa vem diretamente do Rio de Janeiro, nossa amada cidade calamitosa, acostumada a ver e ouvir sirenes por todos os lados e chega num país onde simplesmente não tem viaturas de polícia pelas ruas. Como assim? Isso é bom ou mau? To segura ou é melhor me esconder? Pois eu digo pra vocês que na Croácia isso é bom. Numa das noites ao sair pra jantar com as amigas croatas fomos a pé até o centro histórico de Split conversando e conhecendo a cidade. Durante o caminho entramos em becos, calçadas escuras, vielas desertas, todo tipo de lugar que eu jamais arriscaria cruzar sozinha. Diante de uma bifurcação elas escolhiam o caminho sombrio always! Até riam de mim quando eu, na minha desconfiança, perguntava "mas gente, tem certeza que é por aqui? Tá muito escuro. Vamos pela rua iluminada que é melhor." Tadinha de mim, não sei andar pelas ruas em paz...
O fato é que depois disso, e depois delas me garantirem que eu voltaria do jantar com todos os meus pertences, passei a confiar mais nas ruas de Split, que são super seguras, bem policiadas... ops... pera, cadê a polícia? Em três dias não vi e não entendi a estratégia de segurança de Split, mas querem saber de uma coisa? Funciona.

Explorando a cidade a noite, cheia de coragem

- Tem pratos individuais para dois. Gente, eu gosto de comer. E como muito, mesmo. Gosto de sentir que comi tudo que podia, do tipo "até morrer". Não é muito bonito dizer isso, mas é verdade (#vaigordinha). Portanto, turismo gastronômico está sempre incluído no meu orçamento de viagens, porque é o máximo experimentar comidas novas (ok, não me venham com grilos fritos, bichos vivos e melecas do mar, porque tudo tem limites hahah). Enfim, essa confissão foi pra dizer que eu e minha amiga também amante de comida (beijo, Bruna) nos aventuramos em pratos locais na Croácia e fomos vencidas por eles. Digo, tínhamos dificuldade em terminar qualquer coisa, seja refeição ou lanche. 
Parte da minha admiração por um país com certeza está vinculada ao quão feliz meu estômago foi por lá. E vou dizer, na Croácia fui muito feliz. Minha gente, quanta fartura!!! No primeiro dia já percebemos que não era preciso pedir dois pratos pra almoçar, um era suficiente para alimentar duas bocas famintas. E com preços acessíveis! I <3 Croacia. 
Então fica a dica: quando pedir um sanduíche ou um almoço na Croácia pense em duas pessoas. O corpo agradece e o bolso também.


 Pašticada. Carne de panela com um molho delicioso e nhoque

Čevapi. Um hamburguer de salsicha enoooorme e bom demais

- Não tem McDonalds. Nem Subway, nem Burger King, nem KFC... Ok, não é bem assim. No final da viagem descobrimos que tem sim um Mc em Split, mas fica num shopping meio afastado da parte mais turística da cidade. Vantagem? Todas! No lugar das grandes cadeias de fast food temos inúmeras opções de fast food locais, com lanches típicos e um pouco menos plastificados. Experimentamos sanduíches deliciosos e tamanho família (como o Čevapi acima), para a nossa alegria. 


- Também não tem Zara. Como no caso dos fast food, pode ser que tenha, mas é difícil de encontrar. No centro de Split não passamos por aquela típica rua das grandes cidades europeias onde se concentram as grandes fast fashion. Estamos falando da segunda maior cidade do país, senhoras e senhores. Outro fato admirável, pois o que está disponível nessa área são pequenos comércios, valorizando a cultura e economia do país. Ponto pra Croácia.

- Tem cheiro estranho vindo do mar. Essa eu só descobri por acaso. Tem um trecho do litoral de Split perto de Riva que fede. Calma, não é lixo ou poluição marítima, é enxofre. Segundo uma amiga croata, o cheiro surge só nessa faixa bem pequena do litoral, de onde o enxofre é exalado do mar, e os locais acreditam que inalar esse cheiro faz bem pra saúde e minimiza alguns sintomas físicos, como dor de cabeça ou ressaca. Creio que não haja base científica para esses benefícios do enxofre, mas sabem como é a crença popular né? Se você acreditar que funciona, funciona. 

- Tem praias de concreto. Essa é engraçada. Antes de chegarmos na praia urbana de Split passamos por uma espécie de calçada na beira do mar, de concreto, com pessoas deitadas em suas toalhas tomando sol. Eu pensei logo "Mas não sento aí pra fritar meu corpo é nunca. Que coragem." De verdade, eu senti meus pés queimarem só de imaginar a quentura daquele concreto refletindo o sol. Já tinha visto imagens dessas no google, então é uma prática normal por lá. Da próxima vez quem sabe não tento deitar no concreto pra me sentir mais "local"? hahah

Opção pra quem reclama de areia grudenta 

Enfim, as características acima não resumem ou definem essa bela região da Dalmácia banhada pelas águas do Mar Adriático, mas são algumas das impressões que captei em 2 dias e meio bem aproveitados. Não são verdades absolutas e, muito provavelmente, vocês que também passaram por lá tem impressões completamente diferentes. Essa é a beleza das viagens, permitir que cada lugar do mundo seja único pra cada pessoa que o conhece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário